VOLTAR

ISA: desmatamento da Amazônia atinge maior índice em 12 anos

ClimaInfo - https://climainfo.org.br/
28 de Jun de 2021

ISA: desmatamento da Amazônia atinge maior índice em 12 anos

Uma análise do Instituto Socioambiental (ISA) sobre os dados do sistema PRODES/INPE mostrou que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal brasileira em 2020 foi a maior em 12 anos. Na comparação do biênio 2019-2020 com o anterior (2017-2018), já sob o governo Bolsonaro, o desmatamento cresceu 48,3% nas áreas protegidas da Amazônia. Todas as categorias fundiárias observadas pela pesquisa sofreram aumento no desmatamento.
Nas Unidades de Conservação (UCs), a alta foi de 63,1%, com destaque para as áreas administradas pela União, que tiveram um aumento de 129,8% no desmatamento no período; as UCs sob administração dos estados registraram um crescimento de 35,5% no desmatamento. Já nas Áreas de Proteção Permanente (APPs), o desmatamento disparou 90,8% nos terrenos da União e 58,2% nos dos estados.
As Terras Indígenas (TIs) também sofreram a intensificação do desmate: o ritmo de destruição aumentou 42,5% na comparação entre 2017-18 e 2019-20; nas TIs mais vulneráveis, com histórico de conflitos fundiários, o aumento do desmate foi ainda mais significativo - 534% nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro em relação aos dois anos finais da gestão Temer. O Globo deu mais detalhes.
O cenário para 2021 não indica mudanças expressivas para melhor na situação da Floresta Amazônica. Com o desmatamento em alta nos últimos meses, a Amazônia está entrando na temporada seca ainda mais vulnerável à destruição florestal e às queimadas, que devem ganhar força nos próximos meses.
Para piorar, como o Valor observou, o Congresso Nacional assumiu o comando da "boiada" deixada por Salles em Brasília, aprovando a toque de caixa diversos projetos com potencial de ampliar a devastação ambiental no país.
Em tempo 1: No Financial Times, Pilita Clark analisa a emergência das discussões em torno da tipificação do ecocídio como um crime internacional, sob a jurisdição legal do Tribunal Penal Internacional, e vislumbra um primeiro nome que poderia ser levado a Haia para ser julgado pela destruição propositada da natureza - ninguém menos do que Bolsonaro. O caminho é longo e os obstáculos são consideráveis, mas os defensores da proposta entendem que a sua própria existência, mais do que a tipificação em si, pode servir como um impeditivo para condutas irresponsáveis com o meio ambiente por parte de governos e empresas. A Folha publicou uma tradução do artigo.
Em tempo 2: A CNN fez um raio-X das origens da política antiambiental empreendida por Bolsonaro. Para surpresa de ninguém, o ponto de partida está em teorias conspiratórias acerca da "posse" da Floresta Amazônica brasileira por uma variedade de atores internacionais - desde governos estrangeiros e empresas multinacionais até "asongues" tão vilipendiadas por Bolsonaro. Como a reportagem ressalta, a preocupação do presidente não está na preservação da floresta, mas sim em sua posse absoluta pura e simples.

ClimaInfo, 28 de junho de 2021.

https://climainfo.org.br/2021/06/28/isa-desmatamento-da-amazonia-atinge…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.