VOLTAR

Irmãos são presos por porte ilegal de armas em reserva extrativista

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Veriana Ribeiro
24 de Out de 2001

Durante uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na reserva extrativista Chico Mendes, em Rio Branco, dois homens foram presos por porte ilegal de armas nesta quarta-feira (23) e encaminhados para a Delegacia de Flagrantes (Defla). Eles portavam três espingardas de calibre 20, 28 e 36.

De acordo com o primeiro sargento da Polícia Militar, Dário Francisco de Almeida, três homens foram encontrados em situação irregular na reserva, mas apenas os irmãos Olavo e Francisco Pessoa Ribeiro precisaram prestar esclarecimento na delegacia.

"Aos chegarmos ao local, nos deparamos com dois invasores que se encontravam no poder de três espingardas. Logo depois encontramos um indivíduo serrando madeira dentro da reserva. Foi feita a apreensão da motosserra e os agentes do ICMBio fizeram a parte administrativa em relação a extração de madeira", diz.

Abalado, o seringueiro Olavo diz que não é invasor e mora há 12 anos na reserva e nunca tinha passado por uma situação como essa. "Não consigo nem falar, estou muito ruim", disse.

O agricultor Francisco afirma que não estavam fazendo extração ilegal de madeira. "Estamos cortando seringa, cortando castanha e trabalhando na roça. Não fizemos extração de madeira. Estamos trabalhando diretamente com nosso consumo, o que tiramos é do extrativismo, da banana, das galinhas que criamos", afirma.

Ele diz que mora no seringal Bonfim, dentro da reserva e que trabalha com o irmão. O agricultor apresentou a autorização da arma, porém, o registro estava vencido e afirma que o local invadido estava em desuso há cerca de 40 anos. "Ninguém mora lá. Eu só gostaria de ter meu pedaço de terra para trabalhar, porque é o que eu sei fazer", diz.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/10/irmaos-sao-presos-por-porte…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.