VOLTAR

Irmãos Itamar e Cleomar são os únicos índios na Corrida de Reis

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/
Autor: Lorena Dillon
12 de Jan de 2011

Os irmãos Itamar e Cleomar Myahu, de 21 e 23 anos de idade, respectivamente, vêm se preparando como nunca para a disputa da Corrida de Reis, neste domingo, em Cuiabá. Até aí, nada de mais. Mas o que diferencia a dupla é o fato de eles serem índios, os únicos desta edição da prova, treinarem descalços durante três horas por dia, e o por: carregando um tronco de 100kg durante o percurso.

"Duvidamos que os quenianos consigam treinar com uma tora desse tamanho nas costas, como nós", desafia Itamar.

Em sua segunda participação na prova, os irmãos, que moram na aldeia de Umutina, em Barra do Bugres, a 150km de Cuiabá, os irmãos lançam mão de seus costumes indígenas na preparação. através dos rituais, eles pedem proteção e força para o dia da prova. Além das danças típicas, eles bebem "julorukwá", uma mistura de milho verde com água, especialmente preparada para eles - a tradição diz que a bebida os abençoa e os torna mais fortes - e se alimentam de pintado - um peixe de água doce - pescado por eles mesmos, com tapioca.

"Isso é surpresa. Vocês vão se surpreender. Nós vamos correr em homenagem não só à aldeia Umutina, mas também a todos os povos indígenas do Brasil", disse Itamar.

A Corrida de Reis terá transmissão neste domingo, no Esporte Espetacular, a partir das 9h (de Brasília).

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=118234

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.