VOLTAR

Irmãos indígenas são detidos suspeitos de falsidade ideológica em Eirunepé

D24AM - http://www.d24am.com
26 de Fev de 2015

Manaus - Suspeitos do crime de falsidade ideológica, dois irmãos da etnia indígena Kulina de Ipixuna foram presos no município de Eirunepé, distante 1.160km de Manaus, na terça-feira (24).

Segundo a Polícia Civil, a prisão aconteceu quando Nodia Culina estava na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município tentando emitir um atestado de vida e residência para posteriormente dar entrada em benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A documentação, entretanto, seria falsa e estava em nome de Quizori Kulina, de 61 anos, de acordo com a polícia.

Após chamado feito pelo diretor da Funai, Arquimino do Amaral Silva, os irmãos acabaram sendo presos. A Polícia Civil informou que Nodia declarou durante depoimento que o irmão dele, identificado como Joãozinho, teria planejado o golpe.

De acordo com o delegado Jony Leão, a dupla foi autuada por falsidade ideológica (Artigo 299 do Código Penal). Ao término dos procedimentos legais, os irmãos permanecerão presos na unidade policial à disposição da Justiça. As investigações irão continuar para saber se eles têm participação em fraudes ocorridas naquele município, segundo a autoridade policial.

http://new.d24am.com/noticias/amazonas/irmaos-indigenas-detidos-suspeit…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.