VOLTAR

Ipea lança balanço das últimas conferências sobre o clima

OESP, Vida, p. A17
30 de ago de 2011

Ipea lança balanço das últimas conferências sobre o clima

Um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza um balanço dos avanços obtidos nas duas últimas conferências sobre o clima - em Copenhague (2009) e em Cancún (2010).
O texto admite que o principal objetivo dos encontros - renovar, de forma mais abrangente, o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012 - não foi alcançado.
Contudo, alguns avanços merecem ser destacados, segundo o estudo. O principal deles é o fim da desconfiança com o mecanismo de redução de emissões por desmatamento e degradação (Redd, na sigla em inglês): os países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais são recompensados ao reduzir emissões nacionais causadas pelo desmate.
Outros avanços são o registro e verificação das metas voluntárias de redução de emissões por parte dos países e a criação de um fundo voluntário verde, com recursos destinados à preservação ambiental, gerido por 24 países, que deve alcançar cerca de R$ 161 milhões anuais.
O estudo foi baseado em um dos capítulos do livro Mudanças do Clima no Brasil: Aspectos Econômicos, Sociais e Regulatórios, que conta com textos de 46 autores e também foi lançado ontem durante evento no Ipea.

OESP, 30/08/2011, Vida, p. A17

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,planeta,765843,0.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.