VOLTAR

IPDC pede liminar para suspender leilão de Jirau

Estadão.com.br
15 de Mai de 2008

O Instituto de Proteção e Defesa dos Consumidores e Cidadãos do Brasil (IPDC) apresentou à Justiça Federal ação civil pública, com pedido de liminar, pela suspensão do leilão da usina hidrelétrica de Jirau, a ser construída no Rio Madeira, em Rondônia. O leilão está marcado para a próxima segunda-feira.

A liminar foi protocolada na 9ª Vara da Justiça Federal, em Brasília. Na ação, o IPDC questiona o item do edital que obriga o vencedor do leilão a formar uma sociedade de propósito específico (SPE) para administrar a usina. Para o instituto, a criação de uma empresa apenas para gerir o empreendimento implica custos tributários e contábeis extras que podem onerar as tarifas de energia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.