VOLTAR

IPA treina agricultores e extensionistas de área indígena

Fisepe - www.fisepe.pe.gov.br
25 de Jul de 2008

O Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA conclui, hoje, uma capacitação de extensionistas e agricultores em dois municípios do Interior. O primeiro deles sobre produção orgânica de hortaliças ocorre em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, e é voltado a agricultores do município. Em Pesqueira, no Agreste, é realizado o curso sobre Agroecologia e Políticas Públicas do Ministério de Desenvolvimento Agrário, dentro das ações do Projeto Cultivando Saberes para agentes de Assistência Técnica - ATER indígena, única turma formada para essa camada da população em todo o País.

O curso sobre produção orgânica de hortaliças é ministrado pelo extensionista rural do IPA de Abreu e Lima, Josimar Gurgel, no auditório da escola modelo do município. Participam das aulas agricultores da comunidade de Porto Jatobá e estudantes, filhos de agricultores. Já o curso de Pesqueira tem as aulas ministradas em espaço cedido pelo Seminário São José.

O Projeto Cultivando Saberes é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais. A proposta é ampliar e qualificar a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares. A ação vem capacitando, acompanhando e orientando agentes de ATER vinculados a instituições não estatais.

Depois de capacitados, os agentes de ATER indígena vão atuar com grupos de agricultores familiares e desenvolver atividades na área, utilizando metodologias participativas nas comunidades indígenas. O currículo da formação é pautado nas várias dimensões do desenvolvimento sustentável, nos princípios da agroecologia, na reorientação da prática extensionista e nas políticas públicas dirigidas aos agricultores familiares indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.