VOLTAR

Investigado pela PF será diretor de florestas

O Globo, O País, p. 10
07 de Abr de 2009

Investigado pela PF será diretor de florestas
Hummel foi preso em 2005 acusado de exploração Jailton de Carvalho ilegal de madeira, mas nada foi provado contra ele

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, dá posse hoje a Antonio Carlos Hummel como diretor do Serviço Florestal Brasileiro, órgão responsável pela gestão de florestas em terras da União. Quando estava no Ibama, Hummel foi alvo de duas operações da Polícia Federal contra a exploração ilegal de madeira, mas nada ficou provado contra ele. Em 2005, foi preso na Operação Curupira, em Mato Grosso. Cinco dias depois, foi solto por falta de provas.

Em 2007, a Justiça Federal aceitou denúncia contra ele no rastro da Operação Mapinguari, que desmontou esquema de contrabando de madeira no Parque Indígena do Xingu. Cinco meses depois, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região considerou que os indícios contra ele eram insuficientes.

- Risquei esses episódios da minha vida. Não guardo mágoas. Vejo a nomeação como reconhecimento do meu valor.

Hummel ocupava a Diretoria de Biodiversidade e Florestas do Ibama e substituirá Tasso Azevedo, um dos últimos remanescentes da gestão da ex-ministra Marina Silva, que deixa o cargo por motivos pessoais. Disse que vai acelerar a concessão de florestas para a exploração sustentável de madeira. Até hoje, o governo só licitou a Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. Hummel promete licitar até o fim do ano a Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Pará.

O Globo, 07/04/2009, O País, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.