VOLTAR

Invasores serão retirados de floresta nacional em Rondônia

Ibama
23 de Nov de 2004

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis cumprirá decisão judicial de retirar os invasores da Flona - Floresta Nacional de Bom Futuro (RO), avisa o gerente do órgão em Rondônia, Osvaldo Pitalluga.

A ação de desintrusão da flona está apenas temporariamente interrompida para definição de nova estratégia de atuação diante dos conflitos sociais. "A situação na região é de desobediência civil", definiu o gerente.

O Ibama teve de desfazer as quatro barreiras instaladas na flona, dois dias depois da montagem em 15 de novembro. Pitalluga conta que havia informações de que um bando armado e alcoolizado partiria para o confronto com fiscais do órgão, policiais militares e agentes da Polícia Federal, que estavam na barreira.

Na última sexta-feira (19), um novo grupo invadiu a BR 364, na altura de Itapoã do Oeste a 150 quilömetros de Porto Velho."Eles não fazem parte de movimentos organizados, como os sem-terra", informa Pitalluga. Segundo ele, o protesto seria organizado por fazendeiros e posseiros que querem a redução da área da Flona de Bom Futuro.

O gerente diz que a flona tem 250 mil hectares. O primeiro desmatamento na flona foi registrado por imagens de satélite em 1996. Porém foi em 2000 que houve uma explosão de invasões, depois que foi apresentado um projeto de lei no Congresso diminuindo em 100 mil hectares a área da flona. O projeto ainda não foi votado.
(-Ibama-Brasília-DF-23/11/04)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.