VOLTAR

Invasores estão armando os Yanomami

Folha da Tarde - São Paulo, SP
22 de Jul de 1981

Extratores de fibras e caçadores de pele que invadem o território Yanomami no estado do Amazonas estão armando os índios com armas de fogo em troca de seis meses de extração de fibras vegetais, e caça de onça, ariranha etc..
Estas armas foram usadas em conflitos entre grupos indígenas, o que resultou na morte de mais de 35 Yanomami, elas alimentam os conflitos tradicionais entre grupos indígenas.
A divulgação realizada pela Comissão Pró Criação do Parque Yanomami pede providências, que a TI seja demarcada e que invasões como estas não ocorram mais.
o problemas das armas de fogo já foi notificado duas vezes á Funai pela CCPY e missões que atuam na região, em 1976 e 1979. o contrabando de armas poderia causar problemas com o governo venezuelano e atrair pessoas interessadas em aliciar índios buscando sua desestruturação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.