VOLTAR

Invasão na Terra Indígena Uru-eu-wau-wau

Thiago Beraldo
Autor: Thiago Beraldo
11 de Ago de 2004

Segundo colaborador da Terra Indígena que esteve na área já são mais de 1000 pessoas a entrar por diversos pontos na reserva que é sobrepostas ao Parque Nacional de Pacaás Novos. Eles estão demarcando lotes, roçando e queimando.

Durante operação realizada no final de julho na região do Rio Jaci-paraná descobriu-se um carreador de madereiro entrando para dentro da Reserva. Na época, ficamos sabendo também da intenção de 300 famílias de demarcarem lotes na área, sendo que segundo a notícia algumas já estariam lá.

Está é uma região de alto risco de invasão. Dois meses antes, em maio, a equipe do Parque também flagrou a retirada de uma tora de mogno em pranchas pelo rio. A equipe soltou a madeira no rio por não ter condições de transportá-las no momento, mas os invasores fugiram. Dentro da área também encontramos antigos carreadores abandonados a muitos anos que foram utilizados para tirar toras, mostrando a quanto tempo a lei vem sendo desrespeitada neste lugar.

Não sabemos ainda se os invasores são de algum movimento sem terra organizado.

Esta situação é agravada pela proximidade das eleições municipais, que aqui na região privilegiam madereiros, invasores, pecuaristas e garimperiros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.