VOLTAR

Interventor assumirá Funasa em Roraima

Folha de Boa Vista
Autor: Cristina Oliveira
30 de Out de 2007

Os desdobramentos da Operação Metástase, que prendeu 25 pessoas na última semana em Boa Vista, levaram o Governo Federal a enviar uma comissão que ficará responsável por levantar a situação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Roraima. Amanhã assumirá um interventor por tempo indeterminado.

A operação desencadeada pela Polícia Federal na última quinta-feira fechou a sede da Coordenação Regional da Funasa em Boa Vista e prendeu suspeitos de participar de um esquema de fraudes em licitações.

Pelo menos 16 das 25 pessoas detidas são funcionárias do órgão. Entre os presos estão o coordenador da Funasa em Boa Vista, Ramiro Teixeira, o empresário Zacarias Castelo Branco e os proprietários da empresa aérea Meta, que presta serviços à fundação, Francisco Assunção Mesquita e Rogério Mesquita. Os presos responderão por fraude em licitações, formação de quadrilha ou bando, peculato, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e crimes contra as ordens econômica e tributária.

Ao meio-dia de ontem, chegaram a Boa Vista quatro técnicos lotados na sede da Funasa, em Brasília. Entre elas, Josenir Gonçalves Nascimento, diretor executivo do órgão e encarregado de presidir as comissões que vão gerir a Coordenação Regional em Roraima e instalar uma ampla auditoria na unidade.

Os auditores Brenilson Rodrigues Martins e Gilvânio Barbosa de Santana, além do procurador federal Tércio Aragão Brilhante, serão os responsáveis pelo levantamento de todos os contratos elaborados pela Coordenação Regional de Roraima.

Hoje à noite está sendo aguardada a chegada do interventor Hemerson Caldas de Andrade (Core/PB), que vai assumir a Coordenação de Roraima por tempo indeterminado amanhã, além de Fernando Perseu (Core/CE), José Antônio Gomes da Fonseca (Core/PB) e Pérsio Dias de Medeiros (Core/PB), que vão assumir cargos de chefia de setores, também por tempo indeterminado.

Segundo a Assessoria de Comunicação do órgão em Roraima, Josenir fará um pronunciamento à imprensa somente nesta terça-feira. Ontem, durante toda a tarde, Josenir participou de reuniões com a Polícia Federal e com os funcionários da Funasa no Estado.

Segundo a assessoria, o diretor quer se inteirar de toda a situação atual do órgão em Roraima, antes de fazer qualquer declaração oficial sobre o assunto. Em nota à imprensa, Josenir garantiu que os trabalhos vão continuar normalmente e que os atendimentos prestados nas áreas indígenas não serão paralisados.

EXONERAÇÃO - A presidência da Funasa exonerou neste fim de semana o coordenador regional do órgão em Roraima, Ramiro José Teixeira e Silva, e dispensou João Ponciano de Oliveira Dias, substituto eventual do coordenador regional da instituição. Ambos foram presos na Operação Metástase. No mesmo dia, a fundação criou duas comissões que serão instaladas essa semana, formadas por técnicos de carreira do órgão.

A Assessoria de Comunicação da Funasa em Roraima também informou que ainda não está definido quanto tempo a comissão permanecerá na coordenação regional. Os trabalhos de gestão e auditoria poderão levar alguns meses. Novas mudanças na coordenação regional da Funasa também não foram definidas, ao menos, por enquanto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.