VOLTAR

Internet unirá os povos da floresta

O Globo, Rio, p. 14
13 de Jun de 2005

Internet unirá os povos da floresta

Juliana Sartore

Representantes de populações tradicionais de florestas do país se reuniram ontem, no Jardim Botânico, para discutir a criação de uma rede de informações entre suas comunidades pela internet. O projeto Rede Povos da Floresta prevê a ampliação, de cinco para 40, do número de comunidades com postos de acesso à internet. O objetivo é reeditar, aproveitando a tecnologia, a Aliança dos Povos da Floresta, projeto do ambientalista Chico Mendes abandonado após sua morte. Índios, seringueiros, povos ribeirinhos e quilombolas vêem na rede um instrumento de defesa e de difusão cultural.

- Comunidades isoladas podem proteger seus territórios, denunciando atividades predatórias - explica o líder indígena Aílton Krenak, um dos coordenadores do projeto.

A idéia é que as comunidades possam se conhecer melhor e se comunicar com instituições e órgãos governamentais, como já acontece há dois anos na Aldeia Sapucay, de Angra dos Reis.

- Podemos saber o que está acontecendo com outros guaranis - diz o representante da aldeia, Algemiro Karaimiri.

O Globo, 13/06/2005, Rio, p.14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.