VOLTAR

Internet ganha Enciclopédia da Vida

O Globo, Ciência, p. 36
10 de Mai de 2007

Internet ganha Enciclopédia da Vida
Projeto de US$ 100 milhões tem meta ambiciosa de listar plantas e animais

Um consórcio internacional de instituições de pesquisa e museus apresentou ontem o projeto Enciclopédia da Vida.

Orçado em US$ 100 milhões, o projeto tem a ambiciosa meta de catalogar todas as cerca de 1,8 milhão de espécies de plantas e animais conhecidas na Terra. O trabalho deve durar dez anos e estará disponível, de graça, na internet.

O projeto-piloto foi lançado ontem em Washington por alguns dos cientistas mais renomados dos Estados Unidos, como o especialista em biodiversidade Edward O. Wilson. Versões preliminares estão nos sites http://www.eol.orge http://www.biodiversitylibrary.org/About.aspx. Cerca de 250 cientistas de vários países participarão do projeto.

Wilson disse que o objetivo é que a enciclopédia seja uma referência para ajudar a preservar a biodiversidade.
É um trabalho monumental.

Um milhão e duzentas e cinqüenta mil páginas já foram digitalizadas e estão na internet. Quando pronta, a enciclopédia terá textos, fotos, ilustrações, mapas, vídeos e áudios.

- A Enciclopédia da Vida será um recurso inestimável para qualquer pessoa em qualquer época. Haverá uma quantidade impressionante de informação de qualidade sobre biodiversidade - disse James Edwards, diretor-executivo do projeto.

Da zebra à maçã, todas as espécies conhecidas estarão na enciclopédia, planejam os organizadores. E, à medida, que mais espécies forem descobertas, também serão incluídas. Como se estima que podem haver pelo menos dez milhões de espécies, o projeto da enciclopédia estará em constante renovação. Há planos de incluir também espécies extintas. Microorganismos, porém, não entrarão no projeto.

- Um dos pontos mais importantes é que o acesso será totalmente aberto. É uma forma de democratização da informação de alto nível e uma ferramenta essencial para a educação - disse Jesse Ausubel, um dos diretores da enciclopédia.

O Globo, 10/05/2007, Ciência, p. 36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.