VOLTAR

Interesse americano pela região deve preocupar a todos, diz diretor do FMS

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Jul de 2003

Del Roio: "Essa região é estratégica para o imperialismo americano"

O representante do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM), José Luiz Del Roio, disse ontem à Folha ser plenamente justificável a preocupação dos povos amazônidas de todos os estados da região, com o interesse americano pela floresta Amazônica, principalmente em relação ao Plano Colômbia, "que é a ponta de lança [dos EUA] para trazer a guerra para a Amazônia".

Luiz Del Roio está em Roraima desde ontem, participando da II Reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Pan Amazônico, que acontecerá em fevereiro, na cidade de Guayana, Venezuela. Ele afirmou que outra preocupação dos países que têm a Amazônia como uma riqueza natural em comum é o Plano Peubla/Panamá - outro projeto de intervenção direta dos Estados Unidos na região.

"Para o imperialismo norte-americano, essa é uma área estratégica às suas pretensões colonialistas", observou. Disse que a discussão fundamental do Fórum Pan Amazônico será primordialmente sobre essas questões, buscando reforçar a luta pela autonomia e determinação dos povos amazônidas e por um modelo de desenvolvimento que "respeite a Amazônia e que reverta os frutos da riqueza local para as populações da própria região".

Luiz Del Roio destaca como medida imprescindível do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a luta pela soberania da Amazônia, a retirada da pauta de discussão a entrega da base de Alcântara, no Maranhão, para os Estados Unidos. "Isso foi fundamental [para a soberania da Amazônia brasileira]. Teria sido uma derrota imensa para todos nós se isso não tivesse sido feito", frisou.

Destacou ainda a postura do presidente brasileiro na defesa da independência do país frente aos Estados Unidos e a sua política de aproximação de cooperação com países latino-americanos, como a Venezuela. Isso, segundo Luiz Del Roio, fortalece a todos as nações da região.

FÓRUM SOCIAL - José Luiz Del Roio disse que a estrutura da IV edição do Fórum Social Mundial, que acontecerá no próximo ano em Mumbai, Índia, será anunciada ainda este mês. Destacou que o principal desafio dos organizadores do fórum será montar um sistema de tradução simultânea, dado às centenas de dialetos falados no país sede.

"Nós acreditamos que o fórum de Mumbai será importante, pois estará mobilizando os movimentos sociais da Ásia", afirmou. Disse que a previsão é que pelo menos 250 delegados brasileiros participe do evento político, que já entrou na agenda dos diversos movimentos sociais do mundo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.