VOLTAR

Intercâmbio de informações georreferenciadas entre OTCA e RAISG

OTCA - http://otca.org/pt/
10 de Mai de 2023

Intercâmbio de informações georreferenciadas entre OTCA e RAISG

maio 10, 2023Notícias, OTCA, Povos indígenas

Na última terça-feira, dia 09 de maio de 2023, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) promoveu, em sua sede, um workshop em formato híbrido com parte da equipe técnica da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG).
O evento ocorreu de forma dinâmica, possibilitando um intercâmbio de experiências sobre temas diversos, como a importância do compartilhamento com o Observatório Regional da Amazônia (ORA) de informações georreferenciadas produzidas pelas instituições integrantes da RAISG nos Países Membros da OTCA.
Participaram técnicos brasileiros do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), além de representantes do Instituto Bien Común (IBC), do Peru e da "Fundación Amigos de la Naturaleza" (FAN), da Bolívia.
Os principais temas abordados foram recursos hídricos, incêndios florestais e povos indígenas. Além disso, a oficina teve como objetivo a troca de experiências e metodologias de trabalho, visando harmonizar informações provenientes de fontes governamentais, do setor acadêmico e da sociedade civil. Buscou-se também considerar as diferentes perspectivas de uma mesma realidade, bem como a promoção do potencial de cooperação entre os diversos atores envolvidos na conservação socioambiental da Bacia Amazônica.
Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Sala de Situação de Recursos Hídricos do ORA, onde é realizado o monitoramento das condições hidrometeorológicas e qualidade da água da Bacia Amazônica.
A troca de informações e dados georreferenciados entre a OTCA e a RAISG promove espaços de cooperação entre atores e fortalece a construção de políticas públicas socioambientais para a Região Amazônica.

http://otca.org/pt/intercambio-de-informacoes-georreferenciadas-entre-o…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.