VOLTAR

Instituto na Amazônia resgata história das primeiras expedições, em 1954

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
Autor: Renata Gimenes
31 de Mai de 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inaugura nesta segunda-feira (31), um memorial com acervo que resgata as histórias das primeiras excursões científicas feitas por pesquisadores. O instituto foi criado por decreto em 1952 e implantado em 1954.

"Levantamos 30 fotos das primeiras excursões e das duas primeiras sedes do instituto", diz Silvia Lessi, chefe de documentação e informação da biblioteca do Inpa. Ela relata as dificuldades que os primeiros pesquisadores enfrentavam ao explorar a Amazônia, nas décadas de 1950 e 1960. "Eles traziam suas ferramentas do exterior, a pesquisa era muito mais difícil", diz ela. A primeira excursão científica do Inpa foi feita por botânicos em 1954, quando pesquisadores percorreram áreas no Rio Urubu, no Amazonas.

O acervo do memorial também conta com 54 objetos - são placas, microscópicos, medalhas e a primeira máquina fotográfica usada pela equipe. A primeira publicação periódica do instituto também estará exposta. Em outras etapas do projeto, mais 150 fotos e ferramentas, que ainda estão sendo estudadas, serão incluídas no memorial. O Inpa também investe na recuperação de obras raras da biblioteca, por meio do projeto Memória da Ciência na Amazônia.

O memorial será montado na sede do Inpa, em Manaus. A visitação é gratuita e pode ser feita aos sábados e domingos das 9h às 16h e de terças às sextas das 8h às 17h.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1593996-16052,00-INSTITUTO+…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.