VOLTAR

Instituto Dom Moacyr forma 59 Agentes Indígenas de Saúde no Juruá

Agência Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/
08 de Nov de 2012

O Instituto Dom Moacyr (IDM) realiza até o 22 deste mês, em Cruzeiro do Sul, a primeira etapa da formação de 59 Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (ACIS). A formação irá contemplar 104 indígenas na região do Juruá-Tarauacá-Envira. Desses 59 em formação estão presentes 55 das etnias Kaxinauwá, 01 da etnia Shanenauwa e 03 Ashaninkas (Kampa) dos municípios de Feijó, Tarauacá e Jordão. A aula inaugural foi realizada na última segunda-feira, 5, no Centro de Treinamento Diocesano, em Cruzeiro do Sul, local onde acontecem as atividades do curso.

Na aula inaugural estiveram presentes o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão; a coordenadora da Escola Técnica em Saúde, Anna Abreu; a coordenadora do curso Agente Comunitário de Saúde Indígena, Adriana Neves; a representante local da Escola de Saúde no vale do Juruá, Michele Valter; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Orlando Katukina; o substituto do coordenador Distrital do Alto Juruá, Paulo Roberto.

De 26 de novembro a 12 de dezembro se dará o início da formação de mais 46 Agentes Comunitários de Saúde Indígena em Cruzeiro do Sul.

O curso é constituído de 600 horas aula, dividido em 3 momentos de 200 horas, contendo atividades teóricas e práticas por meio de dispersão. Nesse primeiro módulo serão abordados os temas: Políticas Públicas de Saúde, Modelos de Atenção Básica de Saúde, Controle Social e Processos de Saúde e Doença.

Serão beneficiados com a formação 210 indígenas já inseridos no serviço de saúde de suas comunidades, que abrangem os estados do Acre, sul do Amazonas e noroeste de Rondônia, e contempla os dois distritos sanitários indígenas do Alto Rio Juruá e Alto Rio Purus. A previsão de execução do curso é de 12 meses.

Essa formação é uma ação que o Governo do Estado do Acre viabilizou para qualificar as habilidades já desempenhadas pelos indígenas, visando possibilitar um melhor acompanhamento da saúde nas comunidades atendidas.

"Eu sou da minha aldeia tenho o objetivo de aprender e levar conhecimento para minha comunidade, chegando aqui fomos muito bem recebidos gostei muito da recepção e apresentação, estou gostando muito das aulas, e espero que os meus colegas gostem e aprendam muito. Eu quero muito mais conhecimento para poder contribuir com os parentes da aldeia para um bom atendimento na profissão da saúde", diz Lira de Lima Hunikui, educanda do curso de Agente Comunitário de Saúde do Juruá.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/geral/21488-instituto-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.