VOLTAR

Instituto ATÁ e FRU.TO: conheça projetos de Alex Atala

Metro - https://www.metrojornal.com.br/foco
28 de Nov de 2018

Instituto ATÁ e FRU.TO: conheça projetos de Alex Atala

O Instituto ATÁ e o FRU.TO são duas iniciativas que fazem parte dos projetos e bandeiras do chef Alex Atala. Em suas pesquisas sobre ingredientes brasileiros, Atala foi percebendo as fragilidades na cadeia produtiva do alimento. Em 2013 fundou, com uma equipe multidisciplinar, o Instituto ATÁ com a proposta de aproximar a cozinha da produção, fortalecer a cadeia produtiva e valorizar os pequenos produtores em todo o país.

Na prática, o instituto já apoiou e desenvolveu projetos de ingredientes específicos, como a pimenta baniwa (comunidade de índios baniwa na Amazônia), cogumelos brasileiros Yanomâmi (comunidade de índios Yanomâmi na Amazônia), o mel de abelhas nativas, baunilha do cerrado (comunidade quilombola Kalunga), os arrozes especiais do Vale do Paraíba, além de projetos ligados à proteção da biodiversidade dos oceanos e ao uso de orgânicos.

O ATÁ também é responsável pelos boxes de biomas do Brasil do Mercado Municipal de Pinheiros, em parceria com a prefeitura de São Paulo, onde são vendidos ingredientes de pequenos produtores da Amazônia e mata atlântica, do cerrado, pampas e da caatinga.

O FRU.TO é o seminário sobre alimentação, organizado pelo chef Alex Atala e pelo produtor cultural Felipe Ribenboim em parceria com o Instituto ATÁ. A ideia do evento, que reuniu mais de 20 palestrantes e 300 convidados em janeiro de 2018, e terá sua segunda edição em 2019, é discutir as melhores estratégias e alternativas para a produção de alimento bom, limpo e justo nos próximos anos.

Metro - Qual é a importância do Instituto ATÁ e do FRU.TO?
Alex Atala - O FRU.TO talvez seja uma quebra de paradigma, porque não estamos falando de cozinha, mas de alimento. O alimento passa por essas múltiplas disciplinas de humanas, entre elas a conservação do meio ambiente, a antropologia, a psicologia, a neurociência. Eu fiz muitos congressos e sempre brinquei que congresso de chef para chef é rezar missa para convertido.

O FRU.TO é o oposto, é propagar para as pessoas parte de quanto é rico e humano o ato de produzir e alimentar. O Instituto ATÁ tem uma missão simples, aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir e o produzir da natureza (leia mais ao lado).

Para saber mais: institutoata.org.br e fru.to

https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/11/28/instituto-ata-fruto-proj…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.