VOLTAR

Instituído comitê gestor para políticas em prol dos direitos dos povos indígenas

Portal Brasil - www.brasil.gov.br
19 de Abr de 2013

Competirá ao grupo administrar ações e programas sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas

Foi criado nesta sexta-feira (19), em Brasília (DF), o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. O grupo terá como atribuição propor programas, acompanhar e monitorar ações e reunir os recursos necessários à implementação da política. O comitê será coordenado alternadamente pelos Ministério da Justiça (MJ) e do Meio Ambiente (MMA) e pelos povos indígenas.

De acordo com o MJ, uma das primeiras ações do Comitê foi assinar três portarias declaratórias referentes à demarcação de três terras indígenas: Tremembé de Queimadas, do povo indígena Tremembé, localizada no município de Acaraú, no estado do Ceará, com superfície aproximada de 767 hectares; Terra Indígena Guanabara, do povo Kokama, localizada no município de Benjamin Constant, estado do Amazonas, com superfície aproximada de 15.600 hectares; e Terra Indígena Cué-cué/Marabitanas, dos povos Baré, Baniwa, Warekena, Desano, Tukano, Kuripako, Tariana, Pira-tapuya e Tuyuka, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, estado do Amazonas, com superfície aproximada de 808.645 hectares.

Foi acordada também a cooperação entre a Fundação Nacional do Indio (Funai), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para garantir acesso aos recursos de fomento para atividades produtivas, além da execução, monitoramento e a qualificação de serviços de assistência técnica para famílias indígenas no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria.

Terras Indígenas

Amazonas é a Unidade da Federação com maior número de indígenas

No Dia do índio, País lança perfil sobre população indígena

Professores serão qualificados para atuar em escolas indígenas

Os Ministérios da Justiça (MJ) e do Meio Ambiente (MMA) e outras instituições públicas com atribuições indigenistas e ambientais, vem trabalhando no sentido de estabelecer diretrizes e desenvolver programas e ações continuadas para garantir a proteção e a promoção dos direitos indígenas. Esses direitos, assegurados no artigo 231 da Constituição Federal, incluem a posse permanente de seus territórios e o usufruto exclusivo de suas riquezas naturais, assim como a cultura e o bem-estar desses povos.

Entre as ações voltadas às questões indígenas, no MMA, está a implantação e desenvolvimento da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas, por meio de estratégias integradas e participativas com vistas ao desenvolvimento sustentável e à autonomia dos povos indígenas.

Cerca de 400 mil índios de 210 povos diferentes são atendidos pelo SUS

Brasil tem quase 900 mil índios de 305 etnias e 274 idiomas

A meta da Política é implementar 51 planos de gestão ambiental e territorial de terras indígenas, além de cursos de formação continuada para 300 gestores não indígenas e 300 gestores indígenas para qualificar as ações de gestão ambiental e territorial de terras indígenas. Outra ação prevista é na Política é promover a gestão ambiental participativa das terras indígenas, por meio de planos, projetos e estruturação da capacidade de gestão etnoambientais, bem como atuar como interveniente nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos que possuam significativo potencial de impacto sobre as terras e povos indígenas.

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2013/04/instituido-comite-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.