VOLTAR

INSS atende índios do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque

Radiobrás
18 de jun de 2003

Os índios do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, nos estados do Amapá e do Pará, terão assistência previdenciária. Acordo nesse sentido será firmado nos próximos dias pela Gerência Executiva do INSS no Amapá e Fundação Nacional do Índio (Funai). No ano passado, trabalho semelhante realizado no município de Oiapoque concedeu 108 benefícios a indígenas da região, entre aposentadorias, pensões, salários-maternidade e amparos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

O Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, que é hoje a maior unidade de conservação contínua de floresta tropical do mundo com uma área de 3.877.393 hectares, foi criado pelo governo federal no ano passado. Sua população é de 2.157 índios. No Parque existem as Missões Apalaí, com 11 aldeias; Tiriós, com 22 aldeias; Paru d'Este do Tumucumaque, com 10 aldeias, todas pertencentes ao estado do Pará. No lado do Amapá existe a Missão dos Waiãpi, que abrange 16 aldeias. O acesso à região só é possível por meio de avião. Os habitantes da região vivem basicamente da pesca, da agricultura e do artesanato.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.