VOLTAR

Inserção digital beneficia índios acreanos

O Rio Branco-Rio Branco-AC
02 de Set de 2003

Os índios acreanos já podem se comunicar pela Rede Mundial de Computadores. A etnia Ashaninka do rio Amônia e a comunidade indígena Iawanawá do rio Gregório, ambas localizadas na região do Extremo Oeste acreano já estão se comunicando com índios peruanos, com os Guarani, no Rio de janeiro e também com etnias do Estado de Minas gerais. O projeto, já em funcionamento nas aldeias, é resultado de uma parceria entre governo do Estado, Comissão Pró-Indio e a empresa carioca Star One. O novo programa foi divulgado para a imprensa na manhã de ontem, na Casa do Índio, localizada no parque da Maternidade.

O governador Jorge Viana informou que a rede de informática para índios é resultado dos esforços conjuntos de todos os parceiros que vêm trabalhando, já há algum tempo, na área de modernização da informática. "É um passo gigantesco, pois, a partir de agora, considerando-se a disponibilização da Internet nas escolas estaduais, um grupo de alunos vai poder conversar, em tempo real, com os índios". Jorge Viana descreve o projeto como um mundo novo que está sendo descoberto. Para ele, o lançamento à imprensa, às vésperas do Dia da Amazônia, a ser comemorado dia cinco próximo, tem um significado especial no resgate à cidadania dos povos da floresta. "Queremos, por ocasião do Congresso Internacional de Jornalismo Ambiental, instalar a Internet nos seringais, a começar pelo seringal Cachoeira, em Xapuri. (A.S.)

Internet vai facilitar denúncias dos índios

O índio Isaac Ashaninka foi um dos 29 monitores indígenas treinandos pelo programa de inclusão digital. Em seu depoimento, ele disse que a comunicação pela Internet é um grande passo para a cultura indígena e que também vai contribuir para divulgar a biodiversidade amazônica. "É importante para nos comunicarmos entre as diversas etnias, podendo nos conhecermos melhor".

Uma outra vantagem da Internet, segundo o representante da raça índia, é o fato de eliminar intermediários nas suas comunicações com o poder público e com organizações não governamentais. "Também vai facilitar nossas denúncias sobre invasão do território indígena área de fronteira". (A.S.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.