VOLTAR

Inscrições para vestibular indígena podem ser feitas até hoje na UFRR

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
15 de Jan de 2003

A inscrição para o primeiro vestibular indígena, que deveria encerrar ontem, foi prorrogada. Os candidatos têm até hoje para procurar a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O processo seletivo é para ingresso no curso de Licenciatura Intercultural, curso específico para professores índios atuantes nas escolas indígenas da rede pública de ensino.

Nessa primeira turma estão sendo oferecidas 60 vagas. A expectativa é de 300 inscritos. Até segunda-feira, 130 professores tinham confirmado a matrícula, conforme informou o presidente da Comissão Permanente de Vestibular, Raimundo Nonato Lopes.

A prorrogação do prazo foi solicitada pela Organização dos Professores Indígenas (Opir) e pelo Núcleo de Formação Superior Indígena - Insikiran, da UFRR.
"Foi em razão do deslocamento dos professores", destacou Nonato. Os professores atuam em malocas, algumas distantes da capital, daí a dificuldade de vir para a cidade. Ontem o movimento foi grande no local de inscrição.

O vestibular indígena, o primeiro no país, foi uma iniciativa da Opir e será realizado com o apoio da UFRR e Fundação Nacional do Índio (Funai). A UFRR criou o Insikiran, que está coordenando a realização junto com a Opir.
O núcleo foi criado em dezembro de 2001, desde então vem sendo agilizada a realização do vestibular.

Para concorrer a uma das 60 vagas, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 25,00, depositado no Bradesco, conta corrente 0045332-3, agência 00522-3, em nome da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir).

Os documentos necessários a apresentar são: carteira de identidade, registro administrativo de índio, expedido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de ensino médio, declaração original emitida pelo Departamento de Educação Indígena (DEI) de que é docente em escola indígena da rede pública.

Também deverá apresentar declaração original de apoio da comunidade indígena ao candidato, laudo médico original, em caso de o candidato portar deficiência física e necessitar algum atendimento especial. Os originais da documentação devem ser apresentados no ato da inscrição par que seja feita a autenticação das cópias.
Não são aceitas inscrições via fax, sedex, correio eletrônico, via postal, condicional e fora do tempo. No dia 17 será divulgada a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas.

A seleção será feita em três fases, cada uma com valor de 10 pontos. No dia 19 de janeiro, das 14h30 as 17h30, será a prova de redação. De 22 a 24 do mesmo mês, ocorrerão as entrevistas. E de 27 a 29 a prova de títulos.

As provas serão na Escola de Aplicação da UFRR. Redação e entrevista são eliminatórias, mas a de título é classificatória. A redação e entrevista poderão feitas nas línguas Macuxi, Wapichana, Taurepang, Yekuana, Ingaricó e Wai-Wai. O candidato deve indicar a preferência na ficha de inscrição.

A data de divulgação do resultado e o período de matrícula ainda não foram definidos. O período de matrícula será estabelecido pelo Departamento de Ensino e Graduação (DEG) da UFRR

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.