VOLTAR

Inquérito investiga se cemitério de crianças indígenas está sendo utilizado por fazendeiros para atividades agropecuárias

Olhar Jurídico - https://www.olharjuridico.com.br/
10 de Nov de 2022

Inquérito investiga se cemitério de crianças indígenas está sendo utilizado por fazendeiros para atividades agropecuárias

Arthur Santos da Silva

10/11/2022

Ministério Público Federal (MPF) em Cáceres, por meio do procurador de Justiça Bernardo Meyer Cabral Machado, instaurou inquérito civil para apurar possível dano a sítio arqueológico da etnia Chiquitanos, área destinada ao enterro de crianças conhecida como "cemitério dos anjinhos".

Conforme publicado no Diário Oficial do Ministério Público desta quinta feira (10), inquérito civil pretende apurar se a área está sendo utilizada para atividades agropecuárias pelo proprietário da Fazenda "Estrelinha da Fronteira".

Resolve instaurar INQUÉRITO CIVIL converter o expediente no 1.20.001.000041/2021-81 para "apurar possível dano à sítio arqueológico e vilipêndio à memória dos componentes da etnia Chiquitanos, em razão de a área ser destinada ao enterro de crianças da comunidade conhecida como cemitério dos anjinhos - ser, em tese, utilizada para atividades agropecuárias pelo proprietário da Fazenda Estrelinha da Fronteira".

Conforme o Instituto Socioambiental, o povo Chiquitano foi constituído a partir de uma variedade de grupos indígenas aldeados no século XVII pelas missões jesuíticas. Habitantes da região de fronteira entre Brasil e Bolívia, foram compulsoriamente envolvidos em conflitos políticos e diferenças culturais decorrentes de uma divisão territorial. A grande maioria desse povo está na Bolívia.

Ainda segundo o Instituto Socioambiental, os que moram no Brasil têm sido explorados como mão-de-obra barata por fazendeiros, os quais também representam uma ameaça constante de invasão aos poucos territórios que lhes restam.

https://www.olharjuridico.com.br/noticias/exibir.asp?id=50208&edt=10¬icia=inquerito-investiga-se-cemiterio-de-criancas-indigenas-esta-sendo-utilizado-por-fazendeiros-para-atividades-agropecuarias

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.