VOLTAR

Inpa realiza em Manaus o Simpósio Internacional de Floresta

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
28 de Nov de 2011

Pesquisadores participam em Manaus, até nesta quarta-feira (30), do Simpósio Internacional de Floresta, que pretende discutir o assunto sobre as perspectivas político-sociais, científicas e acadêmicas.

O encontro acontece no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e está dentro da programação das Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas.

O objetivo do evento é reunir em único forúm de debates os principais temas que envolvem as florestas, son a perspectiva climática, biológica e produtiva.

Nesta segunda-feira (28), na abertura do evento, o diretor do Inpa, Adalberto Val, destacou a importância e o desenvolvimento de Institutos de Pesquisas em outros Estados da Amazônia e no que eles podem agregar ao desenvolvimento científico e tecnológico, a necessidade de ampliar o número de doutores nesses órgãos e enfatizou o valor de conhecer as florestas.

O coordenador do simpósio, José Gonçalves, falou sobre a seriedade em discutir diferentes assuntos a respeito das florestas que serão abordados no encontro e outras atividades.

"Temas políticos, sociais e questão acadêmicas são argumentos que fazem imersão a diferentes tópicos que são transversais as florestas. Também teremos uma programação social com exposição de fotos da Amazônia, quadros, um sarau dos alunos do curso de Pós e a participação de organismos internacionais, principalmente a ONU e a FAO".

Palestras

Iniciando as palestras no primeiro dia do Simpósio Internacional de Florestas, o Secretário do Fórum das da ONU/NI, Benjamim Singer, abriu o ciclo do dia falando da Conferência Inaugural de 2011, onde apresentou o logotipo do "Ano Internacional das Florestas" em 50 línguas.

"Nossa primeira atividade para apresentar o Ano Internacional das Florestas foi a criação de um logotipo. Queríamos agregar todas as múltiplas funções das florestas, por exemplo a maçã, representa o alimento, a floresta mostra toda a biodiversidade que temos no planeta, e no centro do logotipo colocamos o homem, para ressaltar seu papel fundamental nesse ciclo", explicou.

Logo após foi a vez da Diretora principal de economia de Florestas, Políticas e Divisão de Produtos Alimentares e Agricultura das Nações Unidas (FAO), Eva Muller, que discorreu sobre a "Evolução do Manejo Florestal Sustentável".

O Simpósio Internacional de Florestas, sob o tema: "Florestas: Perspectivas político-sociais, científicas e acadêmicas", é patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com apoio de AFM Publicidade e Eventos e Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIN/Inpa).

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Inpa-Simpo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.