VOLTAR

Inpa lança em Manaus livros sobre recursos hídricos da Amazônia

G1 - http://g1.globo.com/
22 de Mar de 2016

Obras de pesquisadores serão lançadas nesta quinta (24).
Livros reúnem artigos e resultados de estudos.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lança nesta quinta-feira (24) os livros "Amazônia das águas - qualidade, ecologia e educação ambiental" e "Água mineral - Região metropolitana de Manaus". As obras têm como foco os recursos hídricos da região. O lançamento será às 16h no Auditório da Ciência do Inpa.

Os pesquisadores Sávio José Filgueiras Ferreira, Domitila Pascoaloto e Marcio Luiz da Silva, da Coordenação de Dinâmica Ambiental (Cdam), são os organizadores e autores do livro "Amazônia das águas". A obra reúne artigos e resultados de pesquisas de 26 autores de diferentes instituições integrantes do grupo de pesquisa Recursos Hídricos da Amazônia (Rhania).

Segundo Filgueiras, a obra apresenta as experiências dos pesquisadores do grupo Rhania e alguns colaboradores. "O livro traz informações técnicas sobre os recursos hídricos e outros dados acessíveis para qualquer pessoa que se interesse pelo tema água", disse.

As duas publicações receberam aporte financeiro da Fapeam por meio do Programa Biblos. Foram impressos mil exemplares de cada livro que serão doados para escolas e demais interessados no tema. Os interessados poderão entrar em contato com o Dr. Sávio pelo e-mail savio@inpa.gov.br.

Resumo de experiências
A proposta de fazer o livro surgiu em 2011, por iniciativa da pesquisadora Domitila Pascoaloto, mas somente em 2014 a ideia foi concretizada, quando conseguiram reunir artigos mais atualizados. Segundo Pascoaloto, há mais de 30 anos o grupo de pesquisa Rhania estuda os recursos hídricos, incluindo a parte de climatologia urbana (microclimatologia), com o pesquisador Ari Marques de Oliveira, que já se aposentou.
"Resolvemos, então, reunir a experiência de cada um e escrever o livro para que a comunidade possa ter ideia dos trabalhos que desenvolvemos, porque é uma gama de assuntos tratados por especialistas de várias áreas", diz a pesquisadora.

O pesquisador do Inpa Sergio Roberto Bringel, um dos coautores do capítulo que trata das "Variáveis físicas e químicas de tributários da margem esquerda do rio Amazonas: uma abordagem voltada para gestão" explica que a região amazônica por apresentar características química e físico-químicas diferentes nas suas águas, um dos grandes desafios que se tem é a gestão dessas águas.

"Precisamos conhecer o mecanismo químico que envolve toda essa problemática, principalmente, as características dos rios de água preta", disse Bringel.

Para o pesquisador, o livro servirá como subsídio para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, instância máxima deliberativa dos parâmetros e critérios de uso dos recursos hídricos no Estado do Amazonas.

A pesquisadora Maria do Socorro Rocha, coautora do capítulo que trata da "Análise estatística dos níveis de poluição em bacias hidrográficas de Manaus" explicou que este trabalho mostra a situação do grau de contaminação nas microbacias hidrográficas da Região Metropolitana de Manaus.

"Os igarapés das bacias do Educandos e do São Raimundo mostraram maior nível de impactos por causa da alta densidade populacional, enquanto que a bacia do Tarumã-Açu, por ser parcialmente urbanizada, mostrou um índice moderado de impacto", disse a pesquisadora.

Para os pesquisadores, a obra tem uma importância significativa por fornecer informações relevantes sobre a qualidade das águas de rios amazônicos, que juntamente com outras literaturas similares, ajudará na definição de políticas públicas, tanto na esfera federal, como na estadual e municipal.

Os pesquisadores destacam que uma das principais contribuições do livro é auxiliar na tomada de decisão, em medidas para o futuro gerenciamento dos recursos hídricos, considerando que as águas desta região têm características peculiares, exigindo uma gestão diferenciada, inclusive, no que diz respeito à legislação.

Água Mineral
O livro "Água mineral - Região Metropolitana de Manaus" foi organizado pelo pesquisador do Inpa Marcio Luiz da Silva, que também é autor dos nove capítulos com a colaboração de especialistas convidados para escrever junto com ele. O livro traz informações sobre a produção e o comércio regional de águas envasadas.

A obra foi formatada em capítulos específicos sobre temas relevantes para transmitir uma visão geral do mercado de água engarrafada na Região Metropolitana de Manaus para respaldar teoricamente o desenvolvimento industrial, a pesquisa científica e tecnológica, a ação de programas de conservação, manejo e bem-estar social.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/03/inpa-lanca-em-manaus-li…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.