VOLTAR

Iniciativa privada lança campanha pelo Rio Pinheiros

OESP, Metrópole, p. A17
21 de Set de 2017

Iniciativa privada lança campanha pelo Rio Pinheiros
Ação criada por publicitários envolve palestras em colégios e vídeos, em que artistas convocam a sociedade a atuar pela despoluição

Fábio de castro

Um grupo de publicitários lança nesta quinta-feira, 21, uma campanha pela despoluição do Rio Pinheiros, entre as zonas sul e oeste de São Paulo. O objetivo é trazer a limpeza do rio de volta à pauta da cidade, engajando a população, as empresas e a sociedade civil para discutir com gestores a elaboração de um projeto que devolva o Pinheiros saudável à cidade.
"Sabemos que há diversos projetos para recuperar o Pinheiros e que há condições técnicas para viabilizá-los. O que falta é engajamento. Queremos unir os diferentes atores da sociedade em nome do interesse comum, que é ver o rio novamente saudável",explica o coordenador da ação, Marcelo Reis, copresidente da agência Leo Burnett Tailor Made.
Reis e outros quatro publicitários tomaram a iniciativa da campanha, batizada de #VoltaPinheiros. O financiamento até agora tem sido feito por parcerias com empresas e entidades, além de recursos próprios.
Natural de Belo Horizonte, Reis explica que um dos motivos para a iniciativa foi a triste experiência do Rio Arrudas, na capital mineira, cuja destruição e sepultamento ele testemunhou. "Quando vamos nos mobilizar por algo público que não seja partidário ou político? Nós brasileiros olhamos muito para o privado e pouco para o coletivo. Temos de melhorar nosso engajamento social e sermos mais proativos", afirma.
A data de lançamento, 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, foi escolhida para se associar a diversas ações relacionadas a meio ambiente e ecologia. O foco inicial da campanha são parcerias com escolas públicas e privadas, a fim de envolver os alunos.
"O Rio Pinheiros deixou de ser um privilégio da cidade, para se tornar um incômodo para todos. E o pior é que nos acostumamos com isso. Mas precisamos reverter esta situação, começando por quem mais terá chance de aproveitá-lo. As crianças vão fazer com que os pais se interessem por esse problema. É esse círculo virtuoso que queremos iniciar", diz Reis.

Rede.
Já foram fechadas parcerias com os colégios Tide Setubal, Dante Alighieri, Visconde de Porto Seguro e Santa Cruz, segundo o coordenador. Ao longo da semana, as escolas realizam palestras, eventos, atividades, entre outros projetos com o objetivo de engajar as crianças sobre a importância da limpeza do Rio Pinheiros.
Uma das ações previstas é uma palestra do cônsul alemão sobre a despoluição do Rio Elba, na Alemanha. Foram também criados projetos relacionando o Pinheiros à Amazônia, miniprogramas de rádio e games com soluções para o tema.
Entre os parceiros da campanha estão o músico e ator Thaíde, o cantor Jairzinho, as atrizes Tania Khalil e Gabriela Duarte, a jornalista Mariana Godoy e a fotógrafa Marina Klink. Eles produziram dois vídeos que serão usados para divulgar a campanha. "Diariamente, uma imensa parcela da população passa pelo Rio Pinheiros e até esquece que ali existe um rio de verdade", diz o texto de divulgação da iniciativa.

OESP, 21/09/2017, Metrópole, p. A17

http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,iniciativa-privad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.