VOLTAR

Iniciativa "Brasil e seus rumos" vai levar questões socioambientais para o debate eleitoral deste ano

Estação Vida
11 de Ago de 2006

Iniciativa "Brasil e seus rumos" vai levar questões socioambientais para o debate eleitoral deste ano

Apresentar propostas de políticas públicas aos candidatos e à sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o movimento ambientalista para uma atuação coordenada na busca da sustentabilidade socioambiental são os objetivos do processo "Brasil e seus rumos". Os resultados deste processo serão publicados e difundidos como um instrumento estratégico para ampliar a influência da sociedade civil sobre as políticas no Brasil no rumo do desenvolvimento sustentável.

De acordo com Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental, este processo vai apontar alternativas capazes de influenciar os rumos do desenvolvimento do Brasil nos próximos anos. "Já existem experiências sendo desenvolvidas que podem ganhar maior escala em termos de políticas públicas tornando-se, assim, estratégias para a sustentabilidade", afirma.

Para Alcides Faria, Diretor da Ecoa, ONG com sede no Mato Grosso do Sul, a iniciativa deve revelar lógicas distintas daquelas observadas, principalmente, na execução das políticas para infra-estrutura. "Recuperar, manter, modernizar e aumentar a eficiência da infra-estrutura existente deveria ser o fundamento, trazendo de fato ganhos para o país", destaca.

Através de textos-base, lideranças e formadores de opinião da área socioambiental estão difundindo suas idéias e propostas sobre diferentes temas - energia, agricultura, infra-estrutura, ... - e territórios, que têm como referência os biomas brasileiros, bacias hidrográficas e ecorregiões. Os textos estão disponíveis no site www.riosvivos.org.br/brasileseusrumos. Todos os interessados podem colaborar com suas idéias através do Fórum Virtual criado para debater os textos.

O processo "Brasil e seus rumos" é uma iniciativa do Instituto Centro de Vida (ICV), Ecoa - Ecologia e Ação, Instituto Socioambiental (ISA), Núcleo Amigos da Terra / Brasil, Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (APREMAVI), Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB) e Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

Estação Vida, 11/08/2006

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.