VOLTAR

Inhapi: Município ganha hospital indígena

Inhapi Informes - http://inhapiinformes.zip.net/
Autor: J. Silva
03 de Jan de 2010

Prefeitura é responsável pela obra

O povo indígena da etnia Kouipanká que conta com 166 famílias já pode comemorar a construção de um hospital no município. A obra foi liberada pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), mas ficará sobre a responsabilidade da prefeitura municipal.

Segundo informações, um terreno nas dependências da aldeia, que fica no Sítio Roçado, foi reservado para a construção que já começou e está sendo conduzida pelo engenheiro civil do município, Marcelo Tenório. Ainda não se tem previsão do término da obra. "Não posso afirmar ainda quando estará pronto, porém, diante do ritmo de trabalhos não irá demorar a se concluída." Disse.

Todos trabalhadores são do município e foram contratados pelo prefeito Oberdan Tenório (Bel) até o a conclusão dos serviços na obra. "Fiquei muito feliz com essa conquista dos povos indígenas e consequentemente da população inhapiense que também será beneficiada com esse hospital. Farei tudo que for necessário para que fique pronto o rápido possível." Disse Bel.

Apesar de ser na zona rural o novo hospital fica perto da zona urbana e a população poderá contar com serviços e atendimentos que antes somente eram realizados em Mata Grande, município vizinho.

Em Inhapi existe na cidade um posto de saúde e uma maternidade, além de alguns pólos de assistência em povoados e sítios.

* Está é uma das primeiras obras da prefeitura em 2010. Está prevista para o final deste mês a instalação de um programa destinado as gestantes do município.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.