VOLTAR

Ingredientes descobertos por indígenas antes da chegada dos portugueses

Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br
Autor: Paulo Lima
07 de Set de 2013

As tribos também adotavam métodos culinários que inspiraram as cocções de hoje

Há 191 anos, por volta das 16h30, após o brado de "Independência ou morte" proclamado por Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, em São Paulo, o Brasil tomou rumos significativos de autonomia. Mas as agitações não se restringiam à política. Também se passavam nas cozinhas. Naquela época, as especiarias vindas da Europa serviam de incremento para vários tipos de comidas. A mesa era farta e recebia influências alimentares diversas. Entre elas, a que dominava o território antes da chegada dos portugueses: a indígena.

A comitiva de Pedro Alvares Cabral chegou a Porto Seguro, na Bahia, em 1500, e encontrou povos que tinham o sustento baseado na caça, na pesca, em raízes, tubérculos, cascas e frutos. As formas engenhosas de cocção rendem comidas que atravessaram mais de cinco séculos e têm lugar cativo na mesa dos brasileiros de hoje. É o caso da mandioca.

"Foram os índios, por meio do tipiti, que é um objeto de palha trançada e funciona como um espremedor, que descobriram que a mandioca-brava servia para o consumo", explica Simone Gonçalves, especialista em indigenismo e desenvolvimento sustentável. O resultado pode ser conferido, por exemplo, no beiju e em receitas típicas da Amazônia, como o tacacá e o molho tucupi.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2013/0…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.