VOLTAR

Influenza A: Core/PR intensifica ações de prevenção em Rio das Cobras

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
14 de Ago de 2009

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Litoral Sul, da Coordenação Regional da Funasa no Paraná (Core/PR), em parceria com o município de Nova Laranjeiras e a Funai de Guarapuava, está intensificando ações de prevenção e controle da Influenza A (H1N1) na maior terra indígena do estado, o Território Indígena Rio das Cobras.

Para isso, disponibilizou um veículo com o objetivo de apoiar o transporte de indígenas suspeitos de terem adquirido a doença até à sede do município. Além disso, foram deslocados mais dois profissionais de enfermagem e um Agente de Serviços Complementares para auxiliarem a equipe multidisciplinar de saúde indígena local, na intensificação da vigilância.

Também foi gravado um CD contendo informações e orientações relacionadas às medidas de prevenção da Influenza A, nas línguas Kaingang e Guarani, que está sendo divulgado nas aldeias, por meio de um carro de som cedido pelo município de Nova Laranjeiras.

A Funai também está disponibilizando outro veículo, tipo Kombi, para auxiliar no transporte dos pacientes suspeitos. A Funai, por intermédio de seu Administrador Regional, vem realizando reuniões com os indígenas no sentido sensibilizar a população para que evitem aglomerações, principalmente em locais fechados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.