VOLTAR

Índios,bibliotecas e tratores

Revista Veja (São Paulo-SP)
26 de mai de 1971

Notícia trata do encontro de 300 pessoas no Xingu, para comemorarem a estrada BR-80. Os participantes eram, em sua maioria, investidores da Sudeco ( Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste)e suas esposas. Uma faixa comemorativa falava do progresso e civilização que a estrada traria ao local e que a estrada desvendava os mistérios do Xingu.

A reportagem questiona a capacidade da estrada em "desvendar os mistérios do Xingu". Fala da diversidade entre os povos indígenas e sua fragilidade perante as doenças dos brancos. Trata também do SPI e da Funai como maneiras institucionais diferentes de lidar com os índios. Cita indigenistas, antropólogos e outros cientistas, que convivem com os índios e analisa suas condutas em relação aos índios (alguns querem integrá-los na sociedade, outros protege-los).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.