VOLTAR

Índios Yawanawa querem ampliar reserva para incorporar terras sagradas

Agencia de Notícias
10 de Mar de 2008

A Terra Indígena do Rio Gregório, onde vivem os Yawanawa, passa por um trabalho de revisão em suas demarcações. Delimitada em 1983 em 92.832 hectares no municípios de Tarauacá, a reserva, segundo os índios, tem perímetros errados porque não incorporou terras tidas como sagradas, onde estão localizados cemitérios e nascentes de água.

"Naquele tempo, meu povo não conseguiam se expressar corretamente e as pessoas que se diziam favoráveis aos índios induziram a comunidade ao erro", disse Joaquim Yawanawá, líder daquela etnia.

A Acreplan, empresa de topografia, irá fazer a delimitação. Ao final, espera-se ter incorporado mais 92 mil hectares a TI do Rio Gregório.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.