VOLTAR

Índios Xukuru ganham habeas corpus

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
03 de Jul de 2003

As lideranças da Terra Indígena Xukuru, José Barbosa dos Santos (Zé da Santa) e João Campos da Silva (Dandão), do município de Pesqueira(PE), presas há um ano, conseguiram ontem (02), o habeas corpous do Supremo Tribunal Federal. As lideranças também foram consideradas inocentes pela comunidade durante a III Assembléia do Povo Indíegna Xukuru de Ororubá, realizada na aldeia de Cimbres, em abril passado. Na ocasião, o cacique Marcos Xukuru lançou um movimento pela liberdade dos dois acusados.

Os dois estão sendo processados pelo assassinato de outra liderança, Francisco Assis Santa, o Chico Quelé. A decisão para libertar os índios acatou o pedido da subprocuradora da república, Cláudia Sampaio. Segundo organizações indígenas que apóiam os Xukuru, houve distorções no inquérito que apurou o assassinato e por isso os líderes, amigos de Chico Quelé, foram incriminados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.