VOLTAR

Índios Xikrin do Cateté mantêm protesto em unidade de Marabá

G1 - http://g1.globo.com/
08 de Jun de 2012

Etnia pede presença de autoridades de Brasília para desocupar Casai.
Indígenas reclamam da falta de infraestrutura em Casa de Apoio à saúde.

Uma reunião prevista para esta sexta-feira (8) pode por fim ao protesto dos Índios da tribo Xikrin do Catete que ocupam a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Marabá, no sudeste do Pará.

Por causa do protesto iniciado na última quarta-feira, os trabalhos no setor administrativo da Casai foram suspensos. "Só a enfermaria está funcionado", disse um funcionário.

A ocupação da unidade completa nesta sexta três dias. Os manifestantes reivindicam melhorias na casa. Os índios cobram medicamentos, alimentos, dormitórios adequados nos alojamentos e veículos.

Um servidor, que preferiu não falar o nome, disse que a principal reclamação dos índios é a falta de estrutura física da Casai. O espaço é pequeno para atender o número de índios que procuram a unidade.

Os carros que transportam os índios para as aldeias também estão sucateados. Representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) ficaram de conversar com os xikrin nesta sexta.

Índios de outras etnias da região sudeste do Pará participam da ocupação na Casai de Marabá.

Reunião

A chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Guamá-Tocantins), Danielle Cavalcante, disse ao G1 que aguarda uma resposta do Ministério Público Federal para marcar a reunião com os índios de Marabá, o que não deve acontecer mais nesta sexta-feira.

Ela disse ter ficado surpresa com a atitude dos indígenas porque, recentemente, já tinha se comprometido em atender as demandas das etnias na região. Danielle informou que o fornecimento de alimentos esta regular na Casai de Marabá e que a unidade foi recém-reformada.

Segundo Danielle, a casa foi pintada e ganhou novos espaços para o descanso dos índios. Sobre a locação de um novo espaço, a chefe do DSEI, informou que ainda não foi providenciado o novo imóvel por questões burocráticas. "Isso não é feito a curto prazo", disse ele.

Ela disse também que o diálogo com os índios tem sido permanente. Todos os meses, disse, há reuniões para discutir os desafios das aldeias no Pará.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/06/indios-xikrin-do-catete-man…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.