VOLTAR

Índios Xavante terão sementes de milho reproduzidas

Site da Funai
Autor: (Vanessa Silva)
03 de Out de 2002

Uma nova parceria entre a Funai e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está atuando na reprodução de cinco espécies de milho tradicionais dos índios Xavante. A iniciativa é uma tentativa de resgatar as formas originais de plantio do milho realizadas pela comunidade, que, por influência de não-índios, foram sendo trocadas por outras culturas.

No dia 25 último, a Embrapa Milho e Sorgo começou o plantio das sementes em lotes isolados com irrigação no Campo Experimental de Nova Porteirinha, em Minas Gerais. A assessoria de comunicação da Embrapa destacou que o plantio das espécies de milho está merecendo cuidados especiais, devido à necessidade de preservar a pureza genética das sementes Xavante, armazenadas e guardadas nas décadas de 70 e 80.

A colheita e disponibilização das sementes para as comunidades Xavante deverão ocorrer em março de 2003 e, posteriormente, se estenderão para outras etnias interessadas em obter sementes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.