VOLTAR

Índios x Temer: encontro discute demarcação das terras indígenas

Catraca Livre catracalivre.com.br
14 de Set de 2017

Neste sábado, dia 16 de setembro, às 16h, lideranças indígenas e antropólogos participam de uma entrevista ao vivo para discutir as recentes medidas tomadas pelo governo Temer e seus impactos sobre a demarcação de terras indígenas. O evento acontece na sede da Casa Pública, em Botafogo, com entrada Catraca Livre.

No encontro, o jornalista e antropólogo Spensy Pimentel entrevista as indígenas Sonia Guajajara, Renata Machado, da Rádio Yandê e o antropólogo Rubens Thomaz de Almeida. Eles conversam sobre como a entrada de Michel Temer para a presidência afetou o futuro dos povos indígenas.

Recentemente, Temer assinou um parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) que povos indígenas que não ocupavam suas terras originárias em 1988 não têm direito a reivindicá-las. Com a decisão, o número de terras que podem ser demarcadas diminui e impacta diretamente os direitos das populações tradicionais no Brasil.

Sobre os convidados:

Sônia Bone Guajajara
Nascida em uma aldeia do povo Guajajara - Tentehar no Maranhão, Sônia Bone hoje está à frente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil -APIB, onde exerce a função de coordenadora-executiva. Graduada em letras e pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Estadual do Maranhão.

Renata Machado
Renata Machado é indígena da etnia Tupinambá, jornalista, roteirista e produtora. Trabalha a comunicação voltada para as etnomídias, descolonização dos meios de comunicação e fortalecimento das narrativas indígenas. Ela é uma das idealizadoras e coordenadoras da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira.

Rubem Thomaz de Almeida
Graduado em Ciências Sociais (USP) e mestre em Antropologia Social (Museu Nacional -UFRJ). Acompanha os Kaiowa e os ava-guarani no Paraguai Oriental, Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná desde 1973, em pesquisas e programas de "antropologia da ação". Especializado na questão fundiária dessa população. Diversos títulos publicados dentro e fora do país.

Spensy Pimentel
Spensy Pimentel é antropólogo e jornalista, formado pela USP, com histórico de trabalho junto aos povos indígenas, particularmente os Guarani. Hoje, é professor na Universidade Federal do Sul da Bahia e atua no audiovisual, em parceria com a documentarista Joana Moncau.

https://catracalivre.com.br/rio/agenda/gratis/indios-x-temer-encontro-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.