VOLTAR

índios X segurança nacional

O Globo - Rio de Janeiro, RJ
09 de Abr de 1981

O Conselho de Segurança Nacional e a Funai terminaram, o estudo da criação da Terra indígena Yanomami e concluíram pela criação de uma área descontinua com extensão de 4 milhões de ha, os demais 6 milhões de ha seriam transformados em parque nacional ou outras categorias de unidade de conservação. A exploração de minérios e recursos florestais está prevista embora não esteja regulamentada por lei.
a justificativa pela escolha, foi a questão da segurança nacional, uma extensão muito grande de terra, numa área aparentemente longe da maior presença do Estado brasileiro, poderia acarretar numa possível tentativa de partilha do território brasileiro e criação de um novo Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.