VOLTAR

Índios Waimiri-Atroari invadem terras do baixo Rio Branco

Diário do Amazonas
14 de Jun de 2007

BOA VISTA - Índios Waimiri-Atroari invadem mais de 16 quilômetros das terras de Roraima na região do baixo Rio Branco. Medidas emergênciais estão sendo tomadas pelo governo do estado para evitar conflitos na região com os ribeirinhos.

Na região, estão os ribeirinhos das comunidades Itaquera, Samaúma, Remanso e Floresta, que sobrevivem do extrativismo da Castanha da Amazônia.

Os rios e igarapés são os únicos meios de acesso das comunidades e vilas, e para o escoamento da produção extrativista.

A rotina dos ribeirinhos mudou, desde o início deste mês, quando moradores denunciaram que os índios Waimiri bloquearam e impediram a passagem das embarcações no rio Jauaperí.

A denúncia foi apresentada ao gabinete de gerenciamento de crise, criado para restabelecer o direito de locomoção dos ribeirinhos.

De acordo como secretário de segurança, Cel.Gerson Chagas, a Operação Marco constatou o problema na região, que deve ser resolvido por meio de uma ação judicial.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.