VOLTAR

Índios vão ter audiência com Rogério Salles

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
15 de Ago de 2002

Os índios terenas têm hoje uma audiência marcada com o governador do Estado, Rogério Salles. Eles querem uma definição para a aquisição da fazenda Tarumã, localizada no município de Rondonópolis (a 206 quilômetros de Cuiabá). Ontem, eles reuniram-se com o prefeito do município, Percival Muniz, para pedir apoio do Executivo a fim de acelerar o processo de desapropriação da área.

A briga dos terenas por um pedaço de terra na região Sul do Estado começou há seis anos. Sem ter um local para morar, eles foram colocados provisoriamente em uma área de cinco hectares, localizada na fazenda Lagoa Azul, às margens da BR-364.

No local vivem precariamente cerca de 300 índios. Como a área é pequena, eles não têm condições de produzir e sobrevivem de doações da Funai em barracos de lona. Alguns prestam serviços informais na periferia de Rondonópolis.

De acordo com informações extra-oficiais, o proprietário da fazenda Lagoa Azul deu um ultimato para a Fundação Nacional do Índio (Funai) adquirir a fazenda Tarumã. Caso isso não aconteça os índios serão obrigados a deixar a área. A Funai alega que não dispõe de recursos para comprar a fazenda.

Por várias vezes os terenas bloquearam a BR-364 e a BR-163 a fim de pressionar o Incra e a Funai para que a fazenda fosse adquirida. Em julho, quando ocorreu o último bloqueio, eles contaram com o apoio de 200 índios das etnias pareci, kaiabi, umutina e bororo. O impasse permanece e eles não descartam um novo bloqueio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.