VOLTAR

Índios vão denunciar exclusão e abandono

A Crítica, Cidades, p. C4
06 de Abr de 2004

Índios vão denunciar exclusão e abandono

Ana Célia Ossame
Da equipe de A Crítica

Uma semana de eventos como seminários, palestras, atividades culturais e manifestações públicas vão marcar a programação da Semana dos Povos Indígenas, em comemoração ao Dia do Índio, no próximo dia 19. Com o tema "Povos indígenas: No Brasil de todos", os indígenas não querem, no entanto, apenas comemorar, avisa Jecinaldo Cabral, 28, coordenador geral das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). "Queremos denunciar que, no país que se diz de todos, os indígenas continuam excluídos", afirmou Jecinaldo.

A programação da semana foi iniciada no último dia 2, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (CCPRN) e prossegue até o dia 13 com palestras e exposições itinerantes nos estabelecimentos públicos e privados de ensino. Nos dias 14 e 15 acontecerá o 1o Painel "Povos indígenas no Brasil de todos: a busca do diálogo nas diferenças", com a participação de representantes do Ministério Público Federal, Fundação Nacional de S a ú d e (Funasa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Indigenista Missionário'(Cimi), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Coiab, Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), Universidade de Tefé (Unitefé), Conselho Estadual de Educação Indígena (CEEI), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Fundação Estadual de Política Indígena (Fepi) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

No Amazonas, Shopping, do dia 12 a 19, serão realizadas várias atividades culturais, como exposição de fotografias, literatura de autores indígenas, artesanato e oficinas. Haverá também apresentação de contos da mitologia tucano, ticuna, xavante, sateré-maué, bacairi e dessano, no horário das 10h às 22hs.

No dia 16, ainda no Amazonas Shopping, grupos indígenas. Baiaru (dessanos) vão apresentar a Dança do Japurutu e Uaupés (tarianos), Dança do Cariçu. Dia 17 será a ver dos cantores indígenas Cláudia Tikuna, que se apresentará das 19h às 21hs e de grupos indígenas Nhan-bé (sateré-maué), Dança da Tucandeira, Grupo Wotchmaücü (ticuna), apresentando a Dança Ticuna.

Para o dia 19, as entidades programam uma grande manifestação cuja concentração será a partir das 16hs na Praça D. Pedro 1o, cujo encerramento será na Praça do Congresso, com homenagens e show musical reunindo cantores indígenas e regionais.
Eventos marcados para o dia do índio terão tom crítico de cobrança, avisam as lideranças

A Crítica, 06/04/2004, Cidades, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.