VOLTAR

Índios Umutina apresentam espetáculo teatral em evento do Instituto Creatio

Jornal Documento
14 de Abr de 2008

O espetáculo Teatral "Os filhos de Haipuku", encenado pelos índios Umutina de Barra do Bugres (MT), irá apresentar-se em evento promovido pelo Instituto Creatio na manhã do dia 19 de abril (sábado), às 9 horas, em Santo Antônio de Leverger. A apresentação, que prestigiará as celebrações do Dia do Índio, acontecerá durante um módulo do Agente Rural, programa desenvolvido pelo Instituto, com cerca de 30 alunos, professores, coordenadores de núcleo e autoridades do município.

A apresentação tem produção do Creatio e o evento será realizado em parceria pelos Núcleos de Educação, Saúde Indígena, Social e Agricultura Familiar da entidade. Segundo Amauri Lobo, articulador do evento e coordenador do Núcleo Social, o evento é mais do que cultural para o Instituto Creatio. "Esta ação visa a sustentabilidade das comunidades periféricas, por isso vamos viabilizar a apresentação de um grupo teatral indígena para um grupo de jovens agricultores rurais", explicou ele.

"Os filhos de Haipuku" é uma criação dos próprios jovens Umutina e vem atender à necessidade que estes jovens sentiram de levar a cultura tradicional aos não-indígenas. O teatro foi à opção escolhida por favorecer a propagação dos conhecimentos ancestrais. "Os Umutina consideram que as artes cênicas é o veículo mais apropriado para divulgar a cultura. Ele permite não só as palavras, as imagens os movimentos despertam a sensibilidade daqueles que vêm", explica Naine Terena, diretora do espetáculo. A peça é baseada nos textos etnográficos e textos literários a respeito dos Mitos da etnia e a direção do grupo está a cargo de Vanildo Ariabo.

O Creatio esta apoiando toda a temporada do grupo de teatro em Cuiabá com a produção dos postais de divulgação das apresentações e assessoria de imprensa. Os Umutinas farão sua primeira apresentação no Colégio Prudente Campos, no dia 18 de abril, ás 16 horas. A idéia, segundo a coordenação da escola, é promover o intercâmbio de culturas entre os alunos e os jovens indígenas.

No dia 19, á partir das 15 horas, os jovens Umutina estarão divulgando o DVD "Nação Nativa Umutina", na reabertura da Sala de Exposições do Museu Rondon, que marca a abertura da Semana dos Povos indígenas promovida pelo UFMT, Uniselva, ASAMUR, Museu Rondon, Departamento de Antropologia da UFMT, entre outros parceiros, 19 a 26 de abril. Na ocasião também ocorrerá a exposição com objetos do povo indígena Xarayés.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.