VOLTAR

Índios trukás ocupam fazenda

A Tarde
Autor: ADILSON FONSÊCA
06 de Jul de 2007

Aproximadamente 300 índios da tribo Truká, em Cabrobó, Estado de Pernambuco, invadiram uma fazenda a menos de 5 km do local da transposição do Rio São Francisco.

A invasão acontece um dia após índios e sem-terra terem sido obrigados pelas polícias Federal e Militar a deixar a área do canteiro de obras do canal do Eixo Norte da transposição, onde permaneceram por nove dias.

A invasão ocorreu por volta das 3 horas da madrugada, quando os cerca de 300 índios, liderados pelo cacique Aurivan dos Santos Barros, o Neguinho, deixaram a área do assentamento Jibóia, na beira da BR-428 e a pouco mais de 5 km de Cabrobó, caminharam até a Fazenda Lamerão, de 69 hectares, e a ocuparam. Não houve qualquer resistência por parte da PM, que apenas acompanhou a ocupação, enquanto aguardava a chegada de um preposto da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Além da ação dos trukás, os integrantes do MST (Movimento dos Sem-Terra), que também tinham sido retirados pelas polícias Militar e Federal da área do canteiro de obras do canal da transposição, também começaram a reforçar as fileiras, recebendo, ontem, novos manifestantes vindos da Bahia e do Ceará, que chegaram em dois ônibus. Os sem-terra permanecem acampados em um assentamento a pouco mais de 2 km do destacamento militar do Exército, que está encarregado de executar a primeira parte das obras de transposição, em Cabrobó.

Com a invasão da Fazenda Lamerão, o clima de tensão aumentou na região, ante a possibilidade de virem ocorrer novas ocupações de terras. Os índios garantem que, além da propriedade ocupada ontem, outras fazendas da região serão retomadas, incluindo a Fazenda Tucutu, onde estavam acampados até anteontem, numa estratégia que visa forçar a Funai a rever o processo de demarcação das terras indígenas reivindicadas pelos trukás, que abrangem parte dos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém de São Francisco, na margem esquerda do São Francisco.

SEM TRÉGUA- Ao contrário da ocupação da Fazenda Tucutu, onde será construído o canal do Eixo Norte da transposição, desta vez os índios não contaram com a participação de integrantes do MST.

"Desta vez, trata-se de uma luta nossa, que visa controlar todas as terras que nos pertencem", desafiou o cacique Neguinho.

O cacique pretende, com a ocupação da fazenda, forçar o governo federal a criar um grupo de trabalho para reestudar as terras indígenas.

Esse trabalho inclui até mesmo a área onde será implantado o Eixo Norte da transposição, que abrange um canal de aproximação do São Francisco de pouco mais de 6 km entre o rio e a BR-428 (dois deles a serem construídos pelo Exército), uma barragem e uma subestação, além de terras das fazendas Mãe Rosa e Toco, desapropriadas pelo Ministério da Integração Nacional.

Pela Constituição Federal, de 1988, qualquer ação envolvendo terras indígenas só pode ser feita mediante autorização do Congresso Nacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.