VOLTAR

Índios Truká firmam-se como os maiores produtores de arroz de PE

Funai-Brasília-DF
16 de Ago de 2005

Com o apoio da Funai, os índios da Terra Indígena Truká, localizada na Ilha de Assunção, em Cabrobó (PE), estão prestes a consolidarem sua posição como os maiores produtores de arroz de Pernambuco, graças a um empréstimo cedido pelo Banco do Nordeste, no valor de R$504.753,14. A expectativa dos índios é ampliar para 6 mil hectares a área utilizada para plantação de arroz, hoje totalmente irrigada.

A Ilha de Assunção já era considerada a grande produtora de arroz da região, pois os índios, devido à localização privilegiada da terra, plantam arroz o ano inteiro e em grande quantidade. A liberação dos recursos provenientes do empréstimo permitirá que cerca de 500 indígenas se dediquem exclusivamente à rizicultura.

A Administração Executiva Regional da Funai em Recife está em negociações com a Conab com o intuito de vender ao órgão toda a produção de arroz dos Truká.

De acordo com o administrador da Funai em Recife, Manuel Barros, se as negociações forem positivas, os índios serão os principais beneficiados, uma vez que será eliminada a figura do "atravessador".

O preço pago pela Conab gira em torno de R$ 30 a saca, praticamente o dobro do que os índios recebem atualmente. Se em período anterior havia restrições à comercialização do arroz dos Truká, em função da baixa qualidade dos grãos, hoje a história é outra. Com o empréstimo, os índios poderão melhorar a qualidade de sua produção ao adquirirem sementes selecionadas da Embrapa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.