VOLTAR

Índios tomam ônibus escolar e fazem reféns

O Povo-Fortaleza-CE
27 de Ago de 2003

Um grupo de 600 índios terenas invadiu segunda-feira à noite três fazendas em Sidrolândia, a 60 km de Campo Grande (MS). Segundo a Polícia Civil, durante as invasões, os índios usaram um ônibus escolar, que transportava 27 crianças e adolescentes, e ainda fizeram reféns quatro policiais militares.

Os reféns foram libertados ontem à tarde. Os terenas tomaram quatro revólveres e duas espingardas calibre 12 dos policiais. O delegado da Polícia Civil, Edson Pigosso, 42, disse que vai abrir inquérito e indiciar os índios por cárcere privado.

Ele preferiu não divulgar os nomes dos policiais militares que ficaram reféns. Segundo a Funai, 3.000 terenas de seis aldeias querem a demarcação, como terra indígena, de 17 mil hectares onde estão localizadas 22 fazendas em Sidrolândia e em Dois Irmãos do Buriti, a 98 km de Campo Grande.

Por volta das 18 horas de segunda-feira, os índios tomaram o ônibus escolar da Prefeitura de Sidrolândia, que trazia estudantes da cidade para a zona rural, e obrigaram o motorista a levá-los até a Fazenda Buriti. Antes da invasão, os estudantes foram deixados em suas casas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.