VOLTAR

Índios tomam gleba ocupada por colono

Jornal do Brasil-RJ
05 de Set de 2001

Cerca de 300 índios caiuá ocupam há quatro dias uma gleba de 15 hectares no distrito de Panambi, em Dourados, sul de Mato Grosso do Sul. A terra invadida faz parte da área indígena de Panambizinho, de 1,248 mil hectares, reivindicada desde 1944 pelos caiuás e reconhecida em 1995 pelo então ministro da Justiça, Nelson Jobim.
O agrônomo Valdeir Ferreira Leonel diz ser o dono da gleba ocupada pelos caiuás na madrugada de sexta-feira. O advogado José Goulart Quirino, que representa cerca de 70 colonos instalados na região, entrou com ação de reintegração de posse com pedido de liminar e ação preventiva de manutenção de posse, para impedir a ocupação de outras glebas pelos índios.
Quirino disse que os colunas têm escritura das terras. As ações foram impetradas na 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, onde tramita o processo da área de Panambizinho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.