VOLTAR

Índios Timbira visitam Sesai

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
16 de Mar de 2011

Indígenas da etnia Timbira visitaram a Sesai ontem (15), para discutir a reorganização dos serviços de atenção à saúde no pólos base de Parangominas (TO), pertencente ao DSEI Guama Tocantins.

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (Dasi), Irânia Marques, conversou com o grupo sobre o processo de transição na saúde indígena e explicou as mudanças neste novo momento na saúde indígena.

"Agora o caminho é mais rápido. O chefe do distrito fala direto com o Secretário e o Secretário conversa diretamente com o Ministro. Antes o chefe do distrito dependia de várias pessoas até chegar ao ministro". Irânia reforçou o papel do controle social no processo de transição e destacou a importância da autonomia dos distritos para a reorganização dos serviços de saúde indígena. O chefe do DSEI tem que funcionar como se fosse um Secretário Municipal de Saúde, com dinamismo para resolver os problemas do dia a dia.

Williams Timbira, conselheiro de saúde no pólos base de Parangominas, destacou a importância de acompanhar o processo de transição na saúde indígena. "Visitamos a sede do distrito em Belém e nos preocupamos com a estrutura pequena disponível. Bom saber que mudanças para melhorar isso estão ocorrendo".

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.