VOLTAR

Índios terena entram com ação para suspender despejo

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Patrícia Hadlich
06 de Fev de 2003

Índios da Aldeia Buriti que estão há três anos na Fazenda Furnas das Estrelas, próximo a Sidrolândia, entrarão com uma ação para tentar suspender a liminar que determinou prazo de 15 dias para que eles deixem a região. A decisão foi tomada ontem durante reunião com o procurador da República, Alexandre Amaral Gravonski, comissão de quatro índios e o administrador-regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Justino. "Semana que vem a ação deve estar nas mãos do desembargador em São Paulo e esperamos que ele prorrogue o prazo", disse Justino. Ele afirmou ainda que "existe uma comissão de índios que está lá para tentar sensibilizar o juiz". O prazo para a desocupação vence na terça-feira, segundo o administrador da Funai. "Entendemos que o juiz não deve pedir força policial, até porque os índios estão plantando lá".
Ontem, 58 índios foram até a Funai pedir agilidade no processo de demarcação. "Eles foram embora ontem à noite, mais calmos", disse. No local vivem cerca de 80 famílias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.