VOLTAR

Índios terão mais terras protegidas em Roraima

A Crítica-Manaus-AM
04 de Fev de 2003

O ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, anunciou a criação de um grupo de trabalho para analisar e definir uma solução para as questões de demarcação e ampliação de novas áreas indígenas em Pacaraima, a 210 km de Boa Vista, Estado de Roraima.

A notícia foi dada ao governador Flamarion Portela, durante audiência no Ministério da Justiça depois que Portela fez um relato contando como índios e não-índios conviviam antes do processo de demarcação de reservas se tornar um imbróglio social e econômico em Roraima.

Comunidades indígenas reivindicam o aumento da reserva São Marcos localizada em Pacaraima, e já chegaram a obter decisão do juiz federal Clodomir Reis que se construa uma cerca com extensão de 12 km ao redor do município. A decisão foi revogada pelo juiz substituto Hélder Barreto na semana passada e gerou tensão na região.

O grupo de trabalho que analisará as propostas de demarcação e ampliação de novas reservas deve contar com representantes das comunidades indígenas, governos federal, estadual e municipais e fazendeiros.

O ministro da Justiça reconheceu que há muitos interesses divergentes na região, mas que precisa ouvir as partes envolvidas e as propostas que já foram apresentadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.