VOLTAR

Índios têm treinamento sobre técnicas de negócios

A Crítica-Manaus-AM
06 de Abr de 2006

Os índios que moram em Manaus e comunidades rurais na periferia da cidade tiveram, ontem, seu primeiro contato com técnicas específicas para a comercialização de seus produtos. Mais de 50 membros de 18 etnias amazonenses participaram de uma aula de empreendedorismo, onde foram orientados sobre as melhores formas para apresentar o artesanato, a culinária e as manifestações culturais de seus povos para os consumidores.

O curso foi promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Semtra) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O secretário municipal do trabalho, Jefferson Praia, explicou que o curso foi criado para sanar algumas deficiências que os índios têm em fechar a venda dos seus produtos. "Eles sabem como atender os clientes, mas são artesãos, não negociantes. Estamos dando algumas noções de comércio, como descontos e formatação correta de preços. Alguns preços são altos e eles deixam de vender por isso. Outros preços são muito baixos e eles têm prejuízo. Além disso, muitos são inibidos e não conseguem negociar", disse o secretário.

O curso de ontem faz parte do Programa Empreendedorismo Indígena, da Semtra, que desde fevereiro reúne cerca de 100 índios de várias etnias na exposição "Mãos da Mata - Pú Kaa". O evento é uma espécie de feira com 30 estandes onde eles vendem artesanato, comidas típicas, fazem pinturas corporais, cantam e dançam para os visitantes.

A exposição é realizada uma vez por mês na Praça da Saudade, no centro de Manaus. A próxima edição já está agendada, acontecerá de 20 a 23 deste mês.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.